Atualizado em 27/05/2022 às 09:58

PROJETO +MEMÓRIA NA ESCOLA

O +Memória na Escola é um museu itinerante dedicado a oferecer aos alunos a experiência de aprender história de maneira interativa, por meio aulas práticas e jogos construídos especialmente para público infantil.

O Projeto pretende levar um novo olhar à comunidade, possibilitando uma viagem pelo passado, presente e cidades do futuro, além de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela AMAI.

APRESENTAÇÃO

No Brasil, verifica-se um distanciamento entre o poder público e a população. Entretanto, cabe aos agentes envolvidos neste processo realizar ações para alterar esta realidade.

Desta forma, o Projeto +Memória na Escola deseja promover o relacionamento de confiança entre municípios, sociedade e a AMAI de maneira cultural e educacional.

No quesito cultural e educacional registramos a carência de materiais que registrem a história da região do Alto Irani. Partindo do pressuposto da teoria de Vygotsky que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido, ou seja, é necessário que o indivíduo conheça a sua história para promoção de um desenvolvimento pleno, bem como, das teorias da Escola Nova que preconizam que é preciso que o educando sinta-se inserido no contexto que lhe é apresentado, oferecendo abordagens de conteúdos que o façam despertar o sentimento de propriedade.

Ainda na linha da Escola Nova, busca-se nas atividades a serem desenvolvidas durante a visitação do Memória na Escola a promoção da interatividade por meio de jogos e plataformas digitais.

Por fim, destaca-se que o +Memória na Escola é uma das ações que integram as comemorações dos 40 anos da AMAI, fundada no dia seis de outubro de 1978.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos alunos da rede municipal de ensino o contato com a história da região e conhecimento sobre as atividades da Associação dos Municípios do Alto Irani e do movimento municipalista.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Promover resgate histórico da região;

2. Oferecer material diferenciado para alunos da rede municipal;

3. Contribuir na formação dos alunos da rede municipal;

4. Valorizar a cultura local;

5. Divulgar as atividades da AMAI e municípios associados.

PÚBLICO-ALVO

Crianças do 4 e 5º ano escolar, com idades entre 10 e 11 anos, residentes nos municípios da AMAI.

METODOLOGIA

Será disponibilizado um kit mediante agenda estruturada entre AMAI e municípios. Os materiais permanecerão na escola ou em local indicado durante o tempo necessário para que todas as turmas de 4º e 5º ano realizem a visitação e participem das atividades.

O kit será composto de:

Meta 1: Região do Alto Irani

Apresentação histórica da formação da região e da AMAI.

Material utilizado: 1 Apostila com conteúdo para ser trabalhado em sala de aula e 3 Banners com suporte

 Meta 2: Caminhada pela história

O espaço visa contar a história do surgimento de cada município da AMAI, em seus aspectos culturais, primeiros habitante e economia;

Material utilizado: 1 Apostila com conteúdo para ser trabalhado em sala de aula e 14 Banners com suportes.

Meta 3: Cineminha (animação)

Durante a exposição de uma animação os participantes serão convidados a aprender sobre aspectos geográficos da região, bem como, sobre o papel da AMAI no movimento municipalista (2 vídeos).

Material utilizado: 1 data-show (do município), 1 tela, 1 suporte, 2 vídeos.

Meta 4: Quiz do conhecimento

Por meio de jogos desenvolvidos para os alunos, serão testados os conhecimentos adquiridos durante a aula interativa. Jogos são ricos em oportunidades de aprendizagem. Eles satisfazem impulsos competitivos das crianças e podem ensinar importantes habilidades sociais, tais como a comunicação verbal, a partilha e o desfrutar da interação. Podem promover a capacidade de se concentrar e alongar atenção da criança, incentivando a realização de um jogo agradável.

Material:

  • Apostila com perguntas e respostas;
  • Quebra-cabeças com o mapa da região,
  • Tapete do Quiz.

Meta 5: Cidades Inteligentes

Alinhamento conceitual sobre cidades inteligentes.

Material:

Cinco jogos de tabuleiros.

CONTRAPARTIDA DO MUNICÍPIO: 

Espaço, datashow, computador, equipamento de som; 02 monitores treinados para atender aos alunos, retirar e devolver o kit na AMAI em bom estado de conservação.

Agenda do Projeto

2018

Marema

Outubro

Bom Jesus

Outubro

São Domingos

Novembro

Lajeado Grande

Dezembro

2019

Xaxim

Fevereiro

Ipuaçu

Fevereiro

Xanxerê

Março

Ouro Verde

Abril

Vargeão

Abril

Ponte Serrada

Maio

Passos Maia

Maio

Abelardo Luz

Junho

Faxinal dos Guedes

Junho

Entre Rios

Julho (1ª semana)

2020 / 2021 – Não aplicado devido a pandemia

2022

Vargeão

Abril

Marema

Junho

Ouro Verde

Julho

Entre Rios

Julho

Faxinal dos Guedes

Julho

Ponte Serrada

Agosto

Xaxim

Agosto

Passos Maia

Agosto

Galeria Multimídia