Compartilhe

AMAI produz documentário sobre as mulheres na política

Publicado em 29/03/2019 às 11:31 - Atualizado em 01/04/2019 às 16:22

Projeto foi apresentado aos deputados na ALESC e durante evento na FECAM

 

Apresentar as mulheres que contribuíram e atuam na política regional, mostrar suas realidades e buscar a igualdade de oportunidades dentro da política. Estes foram os objetivos que levaram a elaboração do documentário “EU, MULHER na Política – A realidade por trás do palanque”, desenvolvido pela Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).

O documentário faz parte do projeto “Eu, mulher” iniciado ainda em fevereiro com matérias especiais sobre as quatro prefeitas já eleitas na região AMAI, Rosane Selig, Clarice Schneider, Clori Peroza e Eliéze Comachio, a primeira mulher a ser tornar presidente da Associação em 40 anos de história, fato que deu início ao roteiro para gravação do documentário.

Em cenário montado pela Sonhare Ambientes, a prefeita Eliéze de São Domingos, Clori de Ipuaçu e a ex-prefeita de Bom Jesus, Clarice, contaram como é ser mulher na política, sua trajetória e barreiras que precisam quebrar diariamente para o tratamento mais igualitário na política.

Representando as vereadoras Rosinha Luciana Gasparim Deitos de Faxinal dos Guedes, única mulher eleita para a Câmara do município, vereadora Eronice Oliveira da Silva presidente da câmara de Lajeado Grande, Edisione Aparecida Selig vereadora em Ouro Verde, Queila Cristina Baretta presidente da Câmara de Abelardo Luz e Vereadora Cleusa de Oliveira de Bom Jesus, deram seus depoimentos.

Para a prefeita Clori, o documentário é uma forma de incentivo às mulheres para que participem mais da área pública, além de ser uma forma de valorização das qualidades femininas.

“Esperamos que mais mulheres se inspirem neste trabalho e se encorajem para participar da política, pois todas são capazes e tem condições de governar bem, com seu olhar feminino, coração e sensibilidade únicos”, comenta Clori.

O documentário foi exibido pela primeira vez ontem (28) no Encontro de Mulheres Municipalistas, organizado pela FECAM, em Florianópolis. O evento reuniu prefeitas e vice-prefeitas de todo estado, para discutir a participação da mulher na política. Representando o Oeste, Eliéze falou sobre sua trajetória, a importância de ser a primeira mulher presidente da AMAI e finalizou com apresentação do case “Eu, mulher” e exibição do documentário.

Segundo Eliéze, o encontro proporcionou ótimas experiências, informações importantes para maior empoderamento e encorajamento das mulheres que realizaram uma troca de vivências dentro da área pública.

“Muito muito bom participar deste momento e apresentar ao Estado através do documentário, um pouco da história das mulheres que construíram a história da região AMAI, modificando e deixando marcas de boa gestão, igualdade social e políticas que melhoraram a vida da população. Quero reforçar que mulher na política dá certo sim e que nós mulheres temos capacidade, competência e amor para governar bem os municípios. Mulher pode ser o que ela quiser. Então mulheres, venham para a política”, finaliza.

Na Assembleia Legislativa, Eliéze entregou uma camiseta e caneca do projeto as deputadas Marlene Fengler, Luciane Carminatti, Paulinha e ainda visitou os gabinetes dos deputados Padre Pedro Baldissera e Fabiano da Luz, que igualmente apoiaram o projeto.

Um encontro em São Domingos no início do mês de abril, com as participantes do projeto e demais vereadoras da região, marcará a exibição do documentário.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Floriano Peixoto, 100, Centro, Xanxerê - SC
CEP: 89820-000