Compartilhe
Abelardo Luz

Secretaria de Saúde realizará mutirão de cirurgias de laqueadura e vasectomia em Abelardo Luz

Publicado em 16/05/2019 às 14:36 - Atualizado em 16/05/2019 às 14:36

A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz firmou parceria com o Hospital Rogacionista Evangélico para realização de mutirão com 500 cirurgias gratuitas de laqueadura e vasectomia. O objetivo é zerar a fila de espera e facilitar o acesso para quem deseja fazer o método contraceptivo por estilização cirúrgica.

Os procedimentos começam ser realizados a partir da próxima segunda-feira (20) e seguirão a ordem cronológica da lista de espera. No total deve ser realizadas um total de 250 laqueaduras e 250 vasectomias, sem custos aos pacientes, sendo todas pagas pela prefeitura.

Para realização de cada cirurgia, a secretaria de Saúde vai desembolsar R$ 400 por laqueadura (mulheres) e R$ 345 por vasectomia (homens). O valor segue a tabela sugerida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra de Souza, para fazer a cirurgia, homens e mulheres, precisam atender alguns critérios do Programa de Planejamento Familiar como ser maior de 25 anos, já ter dois filhos (vivos), ser cadastrado e passar por avaliação médica.

“Como tínhamos muitas pessoas aguardando para fazer essas cirurgias resolvemos licitar esses serviços que serão agora feitos aqui mesmo na nossa cidade no hospital. Esperamos com isso zerar a fila de espera e atender toda essa demanda que estava reprimida”, comentou a secretária.

CADASTRO DE INTERESSADOS

Quem ainda tiver interesse em fazer o cadastro deve procurar as enfermeiras nas Unidades de Saúde ou se informar com as Agentes Comunitárias de Saúde da sua região. Para fazer a solicitação tanto homens como mulheres devem passar por avaliação da equipe de Saúde, apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço, cartão do SUS e atestado do médico.

LAQUEADURA

A cirurgia de laqueadura é o método contraceptivo definitivo que é feito em mulheres que não querem mais ter filhos. Neste procedimento, as trompas, que é onde ocorre o encontro do óvulo com os espermatozoides (fecundação), são cortadas e amarradas inviabilizando a fertilização e impossibilitando a mulher de engravidar.

VASECTOMIA

Já a vasectomia é a esterilização masculina. É uma cirurgia (reversível) que interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos nos testículos e que normalmente seriam enviados ao pênis durante a ejaculação.


Rua Floriano Peixoto, 100, Centro, Xanxerê - SC
CEP: 89820-000