Compartilhe

Xaxim tem dois projetos de governo premiados nacionalmente

Publicado em 03/10/2019 às 09:52 - Atualizado em 03/10/2019 às 10:39

Apenas dois municípios de Santa Catarina receberam premiação

 

O município de Xaxim recebeu duas premiações em nível nacional nesta quarta-feira (2), durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos, realizado em São Paulo.

O evento promovido pela Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo levantou debate em torno das principais demandas municipalista do Brasil, com foco nas inovações que tornam a gestão mais eficiente. Foram 1.863 projetos de governo inscritos, 30 foram selecionados para a final. Xaxim cadastrou dois projetos e ambos foram premiados, "A Saúde mais perto de Você" da Secretaria de Saúde, conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde e o projeto "Humanizando Vidas" da Secretaria de Educação, alcançou a segunda colocação na sua categoria.

A premiação foi recebida pelo prefeito Lírio Dagort, que participou do evento acompanhado do secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado e secretário de Educação, Rubens Marafon.

“Estamos muito felizes em ter participado deste grande evento em São Paulo, foram muitas palestras voltadas ao municipalismo, aprendemos muito e levaremos o conhecimento a administração e assim é em todo local, sempre aprendemos algo para melhorar”, comenta Lírio.

Apenas dois municípios de Santa Catarina foram premiados, Xaxim e Rancho Queimado, que teve o projeto sobre Compostagem premiado em primeiro lugar na categoria Meio Ambiente.

“Somos os dois municípios representando Santa Catarina no Congresso. As pessoas tem muito respeito pelo nosso estado, pelo seu potencial e organização das associações que são exemplo para todo Brasil com pessoas comprometidas e que fazem a diferença no cenário catarinense”, comenta Lírio.

 

Sobre os projetos

O Projeto “A saúde mais perto de você” foi desenvolvido no município de Xaxim no início deste ano e envolve os profissionais que atuam diariamente nas unidades de saúde, que se dirigem até as comunidades do interior do município em dias antecipadamente agendados atendendo todos os cidadãos que buscam os atendimentos disponibilizados.

Pelo projeto, são visitadas as comunidades que recebem os trabalhos de verificação de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos, avaliação odontológica, consulta médica, orientações com nutricionista e educador físico, orientações sobre dengue e aplicação de vacinas.

O projeto ‘Humanizando Vidas” iniciou em 2017 no bairro Santa Terezinha um dos bairros mais fragilizados socialmente do município.

Hoje contempla 452 alunos em 17 oficinas, entre esportes, cultura, artesanato, danças. As aulas são ministradas em horário diferenciado, das 18 às 21h e os pais também participam, minimizando os problemas causados pela exclusão social. É um instrumento na formação de cidadania e uma forma de recomeço para os participantes do projeto, visto que visa desenvolver habilidades e competências culturais, valores intelectuais dos participantes, redescobrindo suas potencialidades e estimulando-os para uma prática consciente e participativa de cidadania.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Floriano Peixoto, 100, Centro, Xanxerê - SC
CEP: 89820-000