Reunião da FECAM realizada na FEMI

Publicado em 24/03/2006 às 00:00 - Atualizado em 15/05/2015 às 08:29

Mais de 80 participantes entre eles, prefeitos, vereadores, assessores municipais, secretários-executivos de associações de municípios e representantes das agroindústrias participaram hoje (24/3), da Diretoria Executiva da FECAM e Encontro das Associações de Municípios, que aconteceu no parque da Festa Estadual do Milho, em Xanxerê. Na pauta, foram discutidos temas como a gripe aviária, transporte escolar e pauta municipalista.

Na abertura do encontro, o presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Soares, destacou que a reunião da FECAM no oeste mostra que a federação está sintonizada com as associações de municípios , para que os interesse regionais sejam encaminhadas.

O primeiro tema em discussão foi a gripe aviária, abordado pelo coordenador do Comitê de Sanidade Avícola de Santa Catarina, Sadi Marcolin. Ele destacou que apesar de não ter atingido Santa Catarina, a doença está afetando a economia do Estado, que teve uma queda em suas exportações.

"O maior problema é a falta de informação. A mídia chama indevidamente de influenza aviária de gripe do frango e está fazendo um alarde desnecessário. Não existe perigo de uma de pandemia", destaca Marcolin. O coordenador destacou também que a gripe aviária não é transmitida de homem para homem e nem pelo consumo de carne e ovos.

Outro tema em discussão foi o transporte escolar municipal. A FECAM apresentou o Sistema de Gestão do Transporte Escolar, que vai apurar os custos que os municípios têm com o transporte dos alunos da rede municipal de ensino. Com esses dados, a FECAM poderá cobrar do governo do estado ampliações do orçamento destinado para esta área.

Para encerrar a reunião foram debatidos temas de interesse dos municípios e o presidente da FECAM, Anísio Anatólio Soares, apresentou as propostas da pauta municipalista que serão apresentadas na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece, em abril, na capital federal. Na ocasião, o deputado federal e presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, Cláudio Vignatti, comprometeu-se a mobilizar a bancada parlamentar catarinense para aprovar estas reivindicações.

Participaram da solenidade de abertura o presidente da FECAM e prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Soares, o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, o prefeito de Marema e Presidente da AMAI, Airton José Tedesco, o Presidente da Femi, Enori Barbieri e o Presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Nenegatti, e os presidentes das associações da Granfpolis, Amosc, Amerios, Amauc, Amnoroeste e Amesc.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM


Galeria de Arquivos