Compartilhar share

Consórcio Multifinalitário CIM-AMAI é criado em reunião de prefeitos

Publicado em 05/07/2021 às 15:14 - Atualizado em 05/07/2021 às 16:52

Prefeitos da região AMAI se reuniram na última sexta-feira (2), para a viabilização da criação do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da AMAI (CIM-AMAI). A reunião foi conduzida pelo presidente da AMAI, Gilberto Lazzari, acompanhado dos prefeitos de Vargeão, Volmir Felipe, de Ponte Serrada, Alceu Wrubel, Passos Maia, Osmar Tozzo, de Xanxerê, Oscar Martarelllo e Xaxim, Edilson Folle. A finalidade inicial do consórcio é para infraestrutura rodoviária, visando a implantação de uma Usina de Asfalto a quente.

Toda estrutura e equipamentos da Usina servirão para atender as necessidades dos municípios em relação a pavimentação de vias. Na reunião também foi definido como sede, para a instalação, o município de Xanxerê, pela logística de transporte, proximidade de matéria prima e distância de deslocamento mais favorável entre os participantes, que estão no entorno da BR-282. Como o Consórcio é multifinalitário, os demais municípios da AMAI também poderão aderir, visto que pelo consórcio se ampliam as possibilidades de ações em diversas áreas.

Com o Consórcio criado, foi elaborado o Protocolo de Intenções, que aprovado pelos prefeitos, agora deve ser encaminhado as Câmaras de Vereadores de cada município para ratificação, acompanhadas das leis municipais. Após, será realizado uma Assembleia Geral de Fundação para eleição da Diretoria Executiva e Conselho Administrativo do Consórcio e demais passos necessários.

A coordenação da fundação do Consórcio ficou definida ao prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, com apoio do presidente da AMAI, Gilberto Lazzari.

Presidente da AMAI, reforça que o consórcio é mais uma ação que visa o desenvolvimento da região e proporcionará mais economia e agilidade no desenvolvimento dos serviços.

“O consórcio vem para facilitar e agilizar os processos de melhorias da infraestrutura dos municípios. A implantação da Usina, traz mais agilidade, qualidade e economia aos municípios, pois teremos a compra de insumos com menor custo e os processos de execução mais detalhados e eficazes, pois envolvem diretamente os municípios. O Consorcio multifinalitário amplia as possibilidades de compras com melhores condições e está aberto para que os demais municípios possam fazer parte também”, comenta.

Região AMAI, após aprovadas as documentações, terá dois consórcios, um exclusivo para usina de asfalto e outro multifinalitário, que possibilita ações em diversas áreas.

CONSÓRCIO EM IPUAÇU

No final do mês de junho, o município de Ipuaçu deu início a fundação de consórcio exclusivo para implantação de uma Usina de Asfalto na região. Oito municípios, que estão no entorno do município de Ipuaçu assinaram o protocolo de intenções, Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde e São Domingos. Em assembleia foi definido que a Usina de Asfalto deverá ser instalada em Ipuaçu e os recursos serão captados junto ao governo do Estado.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar