Compartilhar share

AMAI realiza curso sobre currículo do ensino fundamental, anos iniciais

Publicado em 10/09/2021 às 09:07 - Atualizado em 10/09/2021 às 09:18

Serão 80 horas de formação, distribuídas em três meses

 

Mais uma formação importante tem início na AMAI neste mês de setembro. Equipes pedagógicas, professores e gestores do ensino fundamental, definidos para compor o grupo de trabalho participam da formação para elaboração do Currículo Base Regional do Ensino Fundamental-anos iniciais, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Base do Território Catarinense.

Curso inicia dia 14 de setembro e será ministrado por Claudia Maria Da Cruz, que é especializada em gestão pública da educação, atuando nas áreas de gestão financeira, administrativa e pedagógica.

Serão dez encontros no período de três meses, totalizando 80h de formação. A cada encontro será tratado um tema do Currículo do Ensino Fundamental, pautado na Base Nacional e Estadual.

Serão trabalhados componentes de língua portuguesa, arte e educação física, matemática, ciências naturais e humanas, ensino religioso, definição das bases teóricas para o Currículo Base Regional e como alterar no projeto político pedagógico.

Processo de estruturação do currículo Regional iniciou em 2019, devido a pandemia, em 2020 não pode ser realizado o curso, neste ano é realizada a adequação para os anos iniciais, de 1º ao 5º ano e para 2020 a proposta é trabalhar o currículo para os anos finais, de 6º ao 9º ano.

Segundo a coordenadora de formação da AMAI, Fernanda Bertotto, há uma rotatividade grande entre os alunos na região AMAI, que acabam trocando de cidade e com o currículo regionalizado, não há deficiências e percas de aprendizado, já que será seguido uma linha de trabalho regional.

Dentro do Currículo Base do Território Catarinense os municípios tem liberdade para administrar 40% do conteúdo e organização educacional, isso possibilita uma personalização para abordagem também de conteúdos históricos de cada município, trazendo mais conhecimento regional aos alunos.

Inscrições já estão disponíveis no site: www.ead.amaisc.org.br