Compartilhar share

Assembleia de prefeitos discute saneamento, educação, e tem participação da comunidade

Publicado em 10/09/2021 às 18:25 - Atualizado em 10/09/2021 às 18:37

Entre as pautas estavam, fechamento do CASEP, saneamento, permissão da venda de saguis e informações da educação

 

Prefeitos se reuniram no auditório da AMAI nesta sexta-feira (10), para a 13ª Assembleia de prefeitos da região AMAI.

Presidente da AMAI e prefeito de Faxinal dos Gudes, Gilberto Lazzari conduziu a reunião que iniciou com a participação do diretor da Agencia Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Adir Faccio, que trouxe aos gestores informações sobre o saneamento básico nos municípios, reforçando sobre a importância do tratamento adequado, e possibilidades da realização pelo município, através do Programa Tratasam, da ARIS.

Adir também apresentou aos prefeitos sobre o Novo Marco Regulatório (Lei 14.026/2020), sobre a gestão dos resíduos sólidos, renovação de convênios de água e esgoto, e atualização das metas dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

Na sequência, Vilson Carlos Zarembski do Criadouro Aves do Paraíso, apresentou aos prefeitos a dificuldade enfrentada em manter seu criadouro em funcionamento. Vilson é pioneiro no Brasil e possui o único criadouro autorizado para criação do Macaco Prego e Saguis e agora busca a legalização da venda dos animais.

Em apoio à liberação da comercialização dos saguis, os prefeitos da AMAI assinaram para encaminhar ao Governo do Estado uma Moção de Apelo, documento será encaminhado em nome da Associação.

Na sequência a coordenadora de formação da AMAI, Fernanda Bertotto apresentou aos prefeitos, algumas pautas debatidas pelo colegiado de educação nas últimas reuniões, entre elas o retorno dos alunos no regime presencial em 100% das escolas da rede municipal, regras de distanciamento e cuidados referente a COVID-19, e mudanças no FUNDEB.

Assembleia contou ainda com a participação do deputado estadual Mauricio Eskudlark, que estava em roteiro na região, para visita a Faxinal dos Guedes e a convite, participou da assembleia com os prefeitos.

Foi apresentado ao deputado uma pauta importante e que está em discussão no estado, que é o possível fechamento do Casep Xanxerê. Para apresentar o trabalho do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório, estiveram presentes, o supervisor Renan Felipe de Oliveira, o coordenador Mario da Silva Estrada e Tatiane Carlesso, do administrativo. Segundo os colaboradores, o espaço hoje possui 27 colaboradores, que trabalham na ressocialização de jovens que passam por medida socioeducativa. São oferecidas diversas oficias, cursos e atividades para trabalhar a mudança social.

Deputado se sensibilizou e se comprometeu em levar o assunto a discussão estadual, verificando a possibilidade de manter o funcionamento da unidade. Prefeitos, assinaram uma Moção de Apelo, que foi destinada ao deputado e que também será encaminhada ao Governo Estadual.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar